2350: Clonagem Humana

 

        O nível intelectual da humanidade está crescendo muito.Apenas ontem alcançamos a lua, e já temos hoje em casa um computador muito mais poderoso do que a própria NASA inteirinha poderia possuir em 1969.Um ex-projetista da NASA quer fabricar um "foguete espacial caseiro",e podemos prever que o luxo dos astronautas de hoje será a diversão de qualquer mortal, daqui a alguns anos.

        Só quando o nível intelectual ameaça os limites morais é que atentamos para o perigo do culto da precocidade em detrimento da experiência.Em outras palavras,se o nível mental cresce mais rápido que o moral, a balança desequilibra e ocorrem as catástrofes.

        Pensei que os cientistas somente fossem descobrir as clonagens em meados do próximo século.E já me achava presunçoso demais, porque há cinco anos a clonagem estava prevista, e somente na ficção-científica, a partir de 2350,em todos os livros,contos e artigos que li.O ser humano surpreende de novo pela rapidez mental, descobrindo a clonagem 350 anos, pelo menos, antes das mais otimistas previsões da própria ficção-científica .

        Clonagem é como se denomina a produção de clones, organismos idênticos entre si em praticamente tudo .Desde o exterior,o interior,até os minúsculos constituintes do DNA do organismo,tudo seria igual ao original.Essa é sem dúvida uma das maiores descobertas da humanidade.A clonagem de um animal em extinção salvaria toda essa infeliz espécie.Espécies extintas poderiam ressurgir, se delas tivéssemos, pelo menos,seus genes básicos.Tipos de frutas,legumes e animais de boa qualidade poderiam ser clonados infinitamente,aumentando a qualidade de vida da humanidade. Futuro maravilhoso ! Mas toda descoberta tem sua aplicação moral.A humanidade pode fazer dela o paraíso ou o inferno.Assim se deu com a descoberta de Einstein: E=mc2 .Apesar de todo o potencial benéfico,a partir dela fez-se a bomba atômica.

        A clonagem humana é que gera o grande problema.Fanáticos neo-nazistas poderiam a partir dela tentar realizar o sonho nojento de Hitler,de criar uma raça perfeita e homogênea.Milionários poderiam realizar um mercado negro de clones de si mesmos,utilizados como gado de engorda para,no momento necessário,serem os doadores perfeitos de órgãos,vitais ou não ao bem-estar do indivíduo original.Dessa forma alguém poderia ter sempre dois ou três clones prontos a dar a vida para que o original sobreviva por 100,150,200 anos ou até mais.

        Algum troglodita mental poderia rebater,em defesa da clonagem humana,que o próprio Einstein poderia ser clonado indefinidamente, criando assim gerações de gênios e progressos científicos. Deus! Que heresia! A cultura materialista pode ser grande,mas isso já é o cúmulo da ignorância. Einstein não foi Einstein por uma anomalia genética ! Seu cérebro, estudado postumamente,era o mesmo de qualquer humano normal.Há em todos nós mais que carne e ossos.Dois gêmeos idênticos podem ser totalmente diferentes no modo de pensar e de agir.Um clone pode materialmente ser idêntico ao original, mas em essência geral será diferente.

        A humanidade precisa atentar mais à evolução moral.Leis civis podem proibir abusos morais,como os citados acima, mas leis humanas são falhas e ineficientes.A máxima "Leis foram feitas para serem quebradas" é mais regra que excessão,atualmente.Evolução moral e ética é necessária ao mundo atual.A extirpação do egoísmo, da hipocrisia, do preconceito, do materialismo exacerbado, e qualquer outro efeito nocivo à evolução moral do homem,é hoje uma questão urgente a resolver.

        Somente o equilíbrio da balança "ciência-consciêcïa" possibilitará ao homem evoluir, sem perigo de se destruir.

 

 Lucio Marassi de Souza Almeida

back