Cientista infantil

   O ser humano triplica sua genialidade quando deixa o instinto mais fundamental romper a barreira de seu subconsciente.Em outras palavras: a inteligência cede lugar à genialidade quando o instinto toma o lugar da razão.

    Há quem discorde do meu inusitado ponto de vista e não posso condená-lo; mas tomem o exemplo das crianças. Elas têm em si a inteligência fundamental, bruta e simples que as escolas não macularam ainda com a tabuada e a decoreba de nomes e datas . A criança é o único instrumento de que os pobres adultos dispõem para saberem como funciona a inteligência instintiva, sem regras e sistemas que lhe prendam a imaginação.

    Continuando,Einstein,em 1928,quis saber do célebre psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) se a noção de velocidade era anterior ou posterior à do tempo,no processo de formação da inteligência.

    Piaget fez experiências com as crianças : se dois bonecos têm a mesma velocidade, eles cobrem o mesmo percurso no mesmo tempo.Agora um dos bonecos é mais veloz e chega antes a certo ponto.A criança então responde que o boneco mais veloz gastou mais tempo para chegar ao ponto do que o outro.

    Não se trata de erro. O boneco mais rápido, no mesmo tempo ,percorre uma distância maior do que o outro, induzindo a criança a dizer que gastou mais tempo , o que não ocorreu realmente.A noção de velocidade vem antes nas crianças.Apenas a noção de ultrapassagem basta para ela analisar o movimento (espaço e tempo não são utilizados nessa análise).

    Não é preciso falar que a teoria da relatividade de Einstein se baseia apenas no conceito de velocidade absoluta,onde a partir daí espaço e tempo podem se alterar.A partir do trabalho de Piaget os físicos abandonaram a velha definição de velocidade (onde espaço e tempo eram empregados) e a partir da intuição de ultrapassagem das crianças eles reescreveram a Relatividade de modo bem mais simples.

    Ninguém melhor do que Einstein para sintetizar o que até agora tentei expressar :

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

"Ás vezes me pergunto como pôde ter acontecido de eu ter sido o único a desenvolver a Teoria da Relatividade.A razão,creio eu,é que um adulto normal nunca pára para pensar sobre problemas de espaço e tempo. Isso são coisas que ele pensou quando criança.Mas o meu desenvolvimento intelectual foi retardado, motivo pelo qual comecei a questionar sobre espaço e tempo somente quando já era adulto.Naturalmente pude ir muito mais fundo no problema do que uma criança com suas habilidades normais."

O mundo seria muito melhor se os arrogantes adultos aprendessem com a simplicidade e genialidade das crianças.

Lucio Marassi de Souza Almeida

back